Fatos importantes sobre a profissão de propagandista médico
Pra você que sonha em se tornar propagandista médico um dia, ou já atua na área, pode conferir aqui alguns pontos importantes que dizem respeito a essa profissão.
Pra você que sonha em se tornar propagandista médico um dia, ou já atua na área, pode conferir aqui alguns pontos importantes que dizem respeito a essa profissão.
É sempre bom lembrar que você é quem decide o rumo que sua trajetória profissional vai tomar. No caso da propaganda médica, faz-se necessário estudar bastante, analisar bem as concorrências e os médicos, além de saber gerir bem o tempo e ter boa habilidade de persuasão.
Veja a seguir alguns pontos que fazem parte do universo imenso da propaganda médica e da indústria farmacêutica.
O propagandista é visto como a porta de entrada para uma carreira.
As empresas pedem que o propagandista atue na indústria durante um tempo, e vá crescendo na carreira ao longo do tempo.
Algumas empresas possuem uma estrutura de contratação que exige que contratem profissionais no início da carreira. Profissionais mais jovens, muitas vezes.
Algumas misturam neófitos com mais experientes. Há uma boa flexibilidade.
Não existe um limite de idade específico para se iniciar uma carreira de propagandista médico.
Existem vagas até de gerente distrital para neófitos. Para alcançá-las, basta se capacitar bem e adquirir experiências relevantes.
A maior parte das contratações de gerentes distritais vem da EMS.
Não é preciso fazer curso de farmácia para se tornar propagandista. Não é uma regra.
As pessoas são contratadas pelo currículo, mas elas podem ser desligadas pelo comportamento. Não adianta ter um currículo brilhante, se não conseguir se adequar às normas e estilo da empresa quando ingressar nela.
O curso de formação de propagandista médico serve para o aluno construir uma boa base para ter mais chances de entrar no mercado farmacêutico.
Cargos de gestão exigem experiências no ramo.
Entrando em uma empresa como gestor, há sim a possibilidade de subir de cargo.
Dentro da indústria, você pode ir pra qualquer lado. Basta estudar, focar no que quer, fazer contatos e construir relacionamentos.
O comportamental da pessoa é algo que faz muita diferença dentro de uma empresa. Pessoas organizadas, planejadoras, cumpridoras de meta, caprichosas, comunicativas se destacam no cenário profissional.
A imagem do profissional é a mesma da empresa. Muitas vezes no dia a dia as pessoas esquecem e mudam de comportamento. Isso pode prejudicar a reputação da pessoa dentro de determinada instituição.
Foque na indústria em que quer entrar (Nacional, Multinacional, etc), para conseguir desenvolver um comportamento de acordo com o perfil da empresa.